Teatro para Bebês

O teatro para a primeira infância, ou teatro para bebês, começou na Europa na década de 80. Ano após ano essa vertente teatral ganha espaço visível em festivais e gera grupos de discussões. No Brasil, além de diversas produções, já é possível observar um conjunto de discussões específicas e um repertório de experiências sólidas.
No entanto, mesmo com a sua expansão, quando falamos de criação teatral para bebês, a primeira questão que se apresenta está relacionada à capacidade cognitiva deles, ou seja, a inevitável pergunta: “E, afinal de contas, os bebês entendem a peça a que assistem? ” Para responder essa pergunta é preciso repensar o que nós consideramos entendimento: é preciso ter em mente que os bebês têm um modo singular de perceber o mundo.
Compreender algo não passa somente por uma esfera racional, o bebê percebe o mundo com o corpo todo, com sua sensibilidade e olhar inaugural de quem vê tudo pela primeira vez. Neste sentido, para criar seus trabalhos, a Cia Zin se dispõe a compreender as diferentes fases do bebê por diferentes perspectivas, tendo como base Piaget e Vygotsky. Além de compreender o desenvolvimento motor tendo como base a abordagem Pikler e a educação somática.

 

%d blogueiros gostam disto: